Blog do SESI

SESI MG

jun 14, 2024

6:07

Será que o modo de lecionar que estamos acostumados realmente traz efeitos positivos no processo de aprendizado dos alunos? Atualmente, muitas escolas estão investindo em mudar o modo como os professores dão suas aulas.

Como resultado, vemos as metodologias ativas de ensino ganhando cada vez mais espaço, mudando aquele cenário do professor na frente da classe falando e escrevendo no quadro ininterruptamente por 50 minutos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que você verá neste post:

O que é a metodologia ativa?

Qual a diferença entre as metodologias ativas e tradicional?

Como a metodologia ativa influencia o aprendizado dos alunos?

Como ela é aplicada nas escolas SESI?

A metodologia ativa afeta o desenvolvimento social dos alunos?

O que é a metodologia ativa?

A metodologia ativa é uma estratégia educacional na qual o estudante se torna protagonista da própria vida escolar, enquanto o professor atua prestando suporte e orientação para esse aluno, mediando o processo de desenvolvimento do estudante.

Existem alguns tipos de metodologias ativas que podem ser utilizadas em classe, sendo uma delas a educação STEAM. Por meio dela, os estudantes desenvolvem habilidades e conhecimentos que os preparam para as complexidades do mundo adulto atual, por meio da elaboração de desafios e projetos em classe.

Os passos básicos da metodologia STEAM são, segundo o Portal da Indústria: (importante citar a fonte dessa definição).

• Investigar;
  • Descobrir;
  • Conectar;
  • Criar;
  • Refletir.

Qual a diferença entre as metodologias ativa e tradicional?

A principal diferença entre as metodologias ativa e tradicional é o papel que o estudante exerce no processo. No modelo tradicional, o protagonista é o professor e os alunos apenas ouvem e fazem alguns poucos exercícios e provas para fixação do conteúdo.

Outra diferença perceptível é que a metodologia tradicional costuma se restringir ao conhecimento cognitivo e à demonstração de habilidades, enquanto que a metodologia ativa estimula a construção de estratégias por parte dos alunos para que os objetivos sejam alcançados.

Além disso, o modo como a aula é conduzida costuma ser diferenciado, visto que o modelo tradicional costuma focar apenas em aulas teóricas, enquanto o modelo ativo é uma metodologia aprendizagem baseada em projetos, por exemplo,, podendo utilizar inúmeros métodos que podem variar de custo e complexidade.