Blog do SESI

Menina sorrindo

6 formas para ajudar o seu filho no primeiro dia de aula

SESI MG
SESI MG

mai 22, 2024

6 formas para ajudar o seu filho no primeiro dia de aula
6:39

O primeiro dia de aula é um momento tenso não só para as crianças, como também para os pais, que precisarão se acostumar com período longe dos filhos que estarão sob os cuidados de outras pessoas.

 

Para ajudar a família nesse momento, preparamos este post para você saber o que fazer para que o processo do primeiro dia de aula na Educação Infantil seja tranquilo para todos e com uma adaptação rápida.

 

Boa leitura!

 

O que você verá neste post:


  1. Peça ajuda da criança para comprar o uniforme e material escolar;
  2. Converse com a criança sobre a ida para a escola;
  3. Se envolva, com seu parceiro, no processo de adaptação da criança;
  4. Faça a despedida de maneira segura;
  5. Se estiver com insegurança, não transmita isso para a criança.

 

Peça ajuda da criança para comprar o uniforme e material escolar


É muito importante que a criança comece a se habituar, o mais cedo possível, com o processo de começar a estudar em creches ou pré-escolas de Ensino Infantil. Para isso, é interessante que ela seja inserida no máximo de atividades possíveis que tenham relação com esse universo.

 

Leve a criança para fazer a compra dos materiais escolares, permitindo, se possível,  com que ela escolha os que mais gostar e, assim, já comece a assimilar a entrada em uma escola como uma coisa positiva e divertida.

 

O mesmo deve acontecer na hora da compra do uniforme: a criança deve se acostumar com a roupa e até mesmo prová-la para que já se familiarize com ela. Além disso, essa é uma forma dos pais averiguarem se o tamanho da roupa está adequado para o corpo da criança.

 

Leve a criança para conhecer a escola antes do primeiro dia de aula


Toda a família precisa se adaptar para esse momento. Uma maneira de fazer isso é visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Ao conhecer o ambiente escolar onde seu filho estudará com antecedência, você terá mais confiança de deixá-lo ali, pois saberá que ele estará em boas mãos.

 

Ao mesmo tempo, você dará a oportunidade da criança conhecer o espaço em que ela estudará, bem como seus futuros professores e profissionais que trabalham na escola. Dessa maneira, ela não estranhará essas pessoas em seu primeiro dia de estudos.

 

Além disso, professores e coordenadores poderão conversar com você sobre a importância da Educação Infantil e como será a rotina do seu filho naquela creche ou escolinha.

 

6 formas para ajudar o seu filho no primeiro dia de aula blog

Converse com a criança sobre a ida para a escola


Infelizmente, muitas pessoas acreditam que crianças pequenas não entendem o que os pais ou outras pessoas falam com elas, mas isso não é verdade: você deve conversar bastante com a criança sobre o primeiro dia de aula, para que ela já se familiarize com esse processo.

 

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação Infantil e, dessa forma, explicar para o seu filho o que ele aprenderá na escola e quais brincadeiras ele terá durante as horas que ficará por lá.

 

Tire todas as dúvidas que surgirem e mostre para o seu filho os benefícios de estudar, além de como isso será um processo divertido. Assim, em vez de nervoso, ele ficará muito animado para o seu primeiro dia de aula!

 

Se envolva, com seu parceiro, no processo de adaptação da criança


Existem diversas dificuldades e desafios na Educação Infantil, e um deles é a falta de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Quanto mais cedo a criança tiver a participação da família nesse processo, mais fácil será sua adaptação e evolução.

 

É muito importante que os pais não apenas levem e busquem a criança na escola, mas também conversem com professores e coordenadores sobre o seu desempenho e se a criança está tendo alguma dificuldade para se adaptar à nova rotina.

 

Além disso, essa preocupação precisa continuar durante o Ensino Fundamental e Médio: a relação entre pais e escola precisa ser notificada constantemente, pois isso poderá auxiliar no processo educacional do seu filho.

 

Faça a despedida de maneira segura


Ao chegar o grande momento do primeiro dia da escola da criança, é necessário que os pais façam a despedida da maneira correta, tirando um tempo para se despedir e explicar para criança que precisam ir embora, mas que logo voltarão para buscá-la.

 

Explique para seu filho a importância de estudar e evite ao máximo se atrasar na hora da saída da criança, pois isso fará com que ela fique com a sensação de que foi abandonada tenha dificuldade em se adaptar à creche ou escolinha, ou até mesmo gerar um trauma.

 

Alguns pais mais ansiosos costumam ficar na escola acompanhando a criança no primeiro dia de aula: eles ficam na entrada e, de vez em quando, dão uma espiada na sala para ver como seus filhos estão.

 

Se estiver com insegurança, não transmita isso para a criança


É comum que os pais fiquem muito apreensivos sobre deixar a criança por tanto tempo sozinha em um ambiente que ela não conhece tão bem. Entretanto, esse é um processo necessário e que faz parte do desenvolvimento do seu filho.

 

Ter insegurança com o primeiro dia do seu filho na escola é normal, mas é importante que esse sentimento não seja transparecido para ele. Se a criança percebe que nem os pais estão confiantes em deixá-la naquele local, ela também não se sentirá segura.

 

Dessa forma, é interessante que os pais, momentos antes de levar seu filho à aula, busquem maneiras de relaxar, além de conversarem bastante com os professores e coordenadores da creche para se sentirem confiantes de que estão efetuando a melhor escolha.

 

Resumindo: se você quer ajudar seu filho no primeiro dia de aula, deixe-o participar de todo o processo, leve-o para conhecer a escola com antecedência, converse com a criança sobre o assunto, envolva toda a família no processo de adaptação, se despeça adequadamente e não transmita insegurança.

 

E então? Já sabe como ajudar o seu filho no primeiro dia de aula na primeira etapa da Educação Básica? Ao colocar essas dicas em prática, você deixará esse momento mais tranquilo para todos, além de facilitar o processo de adaptação e aprendizagem da criança.

 

Apesar de ser algo mais comum em se observar nas crianças, os adolescentes também podem ficar ansiosos no seu primeiro dia de aula em um colégio novo, por exemplo. Por isso, confira este outro post em nosso blog no qual explicamos como lidar com a ansiedade na adolescência.

 

Conheça o Minecraft for Education aqui!

Gostou deste conteúdo?
Acompanhe as publicações semanais do blog e assine nossa newsletter.

logo__insta
logo__facebook
tik_tok
logo__youtube
logo__linkedin
logo__twitter