Blog do SESI

mar 21, 2024

As 5 dicas para avaliar o ambiente escolar do seu filho
7:47

Você já visitou a escola do seu filho? Analisar o ambiente escolar em que os alunos passam grande parte do tempo é algo que deve ser feito pelos pais, bem como pelas próprias instituições de ensino.

Neste post, explicaremos como avaliar o ambiente escolar do seu filho, pontuando os principais fatores que você precisa se atentar para garantir que a escola tem a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade para o seu filho.

O que será abordado neste post:

Avalie se é um ambiente escolar aconchegante;

Como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta?

Analise a organização da entrada e saída de pessoas;

Como descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola?

Veja se se o ambiente estimula a criatividade e habilidades dos estudantes;

Por que uma boa instituição deve investir em tecnologia?

Verifique o estado das salas de aulas;

Como analisar a higiene da escola?

Identifique a presença de ferramentas tecnológicas;

Como questionar sobre como a tecnologia é aplicada na educação?

Aproveite a leitura!

Avalie se é um ambiente escolar aconchegante

Uma boa escola é capaz de transmitir uma sensação de aconchego aos seus estudantes, visto que isso auxilia na concentração e na criatividade, que são ferramentas necessárias para os estudos.

Busque avaliar se cada ambiente de aprendizagem foi pensado conforme a faixa etária dos alunos que frequentam aquele espaço. Afinal, desde as cores das paredes até os equipamentos disponibilizados farão toda a diferença em seu processo educacional.

Como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta?

Para entender como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: crianças mais novas devem estudar em ambientes coloridos com muitas atividades lúdicas, jogos e estímulos para que a todo momento elas possam desenvolver diversas habilidades.

Ao mesmo tempo, levar essa proposta para salas de aula ou ambientes de estudantes mais velhos não é uma boa ideia já que o excesso de estimulação visual poderia atrapalhar a sua concentração.

Analise a organização da entrada e saída de pessoas

Os ambientes da escola também devem promover segurança aos estudantes. Para que os pais possam avaliar isso, é fundamental que eles analisem como funciona o processo de entrada e saída da escola.

Observe como se dá o fluxo de pessoas nos horários de entrada e saída da instituição, analisando se os portões contam com espaço suficiente para acomodar a todos durante esse processo.

Questione como se dá o acesso de terceiros - prestadores de serviços, visitantes e etc, também!

Como descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola?

Para descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola, é preciso perguntar à direção se existem porteiros, seguranças, ou outros profissionais responsáveis pela segurança dos alunos nestas áreas da escola. Assim, eles terão apoio caso algum problema aconteça.

Apesar de não ser obrigatório, é interessante que as instituições de ensino também contem com estacionamentos ou espaços nos quais os pais possam esperar seus filhos entrarem e saírem da escola com segurança. Conheça como esse fluxo acontece.