As 3 dicas de como acompanhar a vida escolar dos filhos

mar 19, 2024

As 3 dicas de como acompanhar a vida escolar dos filhos

Qual o papel da escola na vida do aluno? Essa resposta é clara: proporcionar o aprendizado e desenvolvimento dessa criança. Mas qual o papel dos pais na vida escolar dos estudantes?

Na correria do dia a dia, por vezes, não conseguimos acompanhar de perto o crescimento educacional dos filhos. Contudo, você sabia que é importante estar atento às potencialidades e fragilidades deles enquanto alunos? Isso porque esse olhar pode ser decisivo para auxiliar nas suas necessidades.

Além disso, construir uma relação saudável e próxima das crianças e jovens é fator extremamente relevante para o desenvolvimento social desse filho, que precisa ter os pais e/ou responsáveis como aliados nessa jornada escolar.

Como fazer o acompanhamento escolar pelos pais? Se você ainda não sabe ou se sente inseguro em como fazer, não se preocupe, aqui você vai encontrar as dicas que precisa para fazer o acompanhamento adequado para auxiliá-los, respeitando seu espaço de desenvolvimento.

O que você vai ver no post:

Vamos lá?!

Por que se envolver na vida escolar dos filhos?

Antes de começarmos essa discussão sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos, precisamos entender um cenário preocupante: segundo a pesquisa Atitudes pela Educação, do movimento Todos pela Educação, apenas 12% dos pais da pesquisa são comprometidos com a vida escolar dos filhos. E o que isso inclui?

• Comparecimento em reuniões de pais e mestres;
  • Presença em atividades extracurriculares;
  • Acompanhamento próximo dos filhos;
  • Interesse pela sua vida educacional como um todo.

Todos esses itens parecem básicos, não é? Mas, mesmo assim, muitos pais entregam nas mãos das instituições de ensino toda a responsabilidade educacional dos filhos.

Contudo, esse distanciamento e a terceirização da responsabilidade que deveria ser compartilhada entre escola e família podem prejudicar o desempenho desse aluno, já que todo o contexto familiar e socioeconômico podem impactar de forma drástica a qualidade do ensino absorvido.

3 dicas para se envolver mais na vida escolar dos filhos

Agora que os números falam por si só, se chegou a este post, acreditamos que você esteja buscando ser parte dos 2%, não é mesmo? Sendo assim, separamos algumas práticas que podem auxiliar nesse processo e criar uma relação mais amigável com as crianças e jovens em fase escolar.

Abaixo, confira 3 dicas indispensáveis sobre a presença dos pais na vida escolar dos filhos e entenda como ser mais ativo e participativo!

Crie uma rotina de estudos ou revisões

A depender da idade do seu filho, ele precisará de mais ou menos acompanhamento, mas isso não quer dizer que você deverá se esconder desses momentos. Muito pelo contrário!

Com o avanço da idade, seu papel apenas se torna diferente: de "professor'', você é promovido a supervisor. Logo, é papel dos pais criar uma rotina de estudos e um ambiente propício para a realização das atividades, além disso, pode acompanhar esses momentos.

Mas calma, antes de entregar um quadro com horários e atividades prontas para seu filho(a) executar, que tal construir isso em conjunto? Envolver a criança ou adolescente nessa organização poderá criar uma corresponsabilização e dará ou fortalecerá a autonomia do jovem.

Seja ativo na instituição de ensino em que seu filho está matriculado

Quantas festinhas você participou até hoje? Para quantos jogos você foi levar a sua torcida? Das apresentações realizadas, quantas você deixou de ir?

O cansaço e o tempo corrido são as respostas mais comuns para justificar essa ausência, mas para crianças e jovens, a falta de participação da família na escola pode impactar negativamente o seu desenvolvimento. Não se martirize por isso! O foco aqui é o futuro. Se pergunte: o que posso fazer diferente a partir de agora?

Isso porque, nesses momentos de descontração, a participação da família é fundamental para mostrar que não é só sobre as notas, mas sim sobre cada conquista no ambiente escolar.

A presença em reuniões de pais e mestres é indiscutivelmente importante, até para que haja diálogos posteriormente, em casa. Mas esse não deve ser o único ponto de contato com a instituição.

É preciso ser presente e agente ativo para acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Em bilhete na agenda, um contato por e-mail e a utilização de outros recursos de comunicação que a escola disponibiliza são ferramentas que apoiam essa aproximação.