Qual o papel da escola na vida do aluno? Essa resposta é clara: proporcionar o aprendizado e desenvolvimento dessa criança. Mas qual o papel dos pais na vida escolar dos estudantes?
Na correria do dia a dia, por vezes, não conseguimos acompanhar de perto o crescimento educacional dos filhos. Contudo, você sabia que é importante estar atento às potencialidades e fragilidades deles enquanto alunos? Isso porque esse olhar pode ser decisivo para auxiliar nas suas necessidades.
Além disso, construir uma relação saudável e próxima das crianças e jovens é fator extremamente relevante para o desenvolvimento social desse filho, que precisa ter os pais e/ou responsáveis como aliados nessa jornada escolar.
Como fazer o acompanhamento escolar pelos pais? Se você ainda não sabe ou se sente inseguro em como fazer, não se preocupe, aqui você vai encontrar as dicas que precisa para fazer o acompanhamento adequado para auxiliá-los, respeitando seu espaço de desenvolvimento.
O que você vai ver no post:
Vamos lá?!
Por que se envolver na vida escolar dos filhos?
Antes de começarmos essa discussão sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos, precisamos entender um cenário preocupante: segundo a pesquisa Atitudes pela Educação, do movimento Todos pela Educação, apenas 12% dos pais da pesquisa são comprometidos com a vida escolar dos filhos. E o que isso inclui?
- Comparecimento em reuniões de pais e mestres;
- Presença em atividades extracurriculares;
- Acompanhamento próximo dos filhos;
- Interesse pela sua vida educacional como um todo.
Todos esses itens parecem básicos, não é? Mas, mesmo assim, muitos pais entregam nas mãos das instituições de ensino toda a responsabilidade educacional dos filhos.
Contudo, esse distanciamento e a terceirização da responsabilidade que deveria ser compartilhada entre escola e família podem prejudicar o desempenho desse aluno, já que todo o contexto familiar e socioeconômico podem impactar de forma drástica a qualidade do ensino absorvido.
3 dicas para se envolver mais na vida escolar dos filhos
Agora que os números falam por si só, se chegou a este post, acreditamos que você esteja buscando ser parte dos 2%, não é mesmo? Sendo assim, separamos algumas práticas que podem auxiliar nesse processo e criar uma relação mais amigável com as crianças e jovens em fase escolar.
Abaixo, confira 3 dicas indispensáveis sobre a presença dos pais na vida escolar dos filhos e entenda como ser mais ativo e participativo!
Crie uma rotina de estudos ou revisões
A depender da idade do seu filho, ele precisará de mais ou menos acompanhamento, mas isso não quer dizer que você deverá se esconder desses momentos. Muito pelo contrário!
Com o avanço da idade, seu papel apenas se torna diferente: de "professor'', você é promovido a supervisor. Logo, é papel dos pais criar uma rotina de estudos e um ambiente propício para a realização das atividades, além disso, pode acompanhar esses momentos.
Mas calma, antes de entregar um quadro com horários e atividades prontas para seu filho(a) executar, que tal construir isso em conjunto? Envolver a criança ou adolescente nessa organização poderá criar uma corresponsabilização e dará ou fortalecerá a autonomia do jovem.
Seja ativo na instituição de ensino em que seu filho está matriculado
Quantas festinhas você participou até hoje? Para quantos jogos você foi levar a sua torcida? Das apresentações realizadas, quantas você deixou de ir?
O cansaço e o tempo corrido são as respostas mais comuns para justificar essa ausência, mas para crianças e jovens, a falta de participação da família na escola pode impactar negativamente o seu desenvolvimento. Não se martirize por isso! O foco aqui é o futuro. Se pergunte: o que posso fazer diferente a partir de agora?
Isso porque, nesses momentos de descontração, a participação da família é fundamental para mostrar que não é só sobre as notas, mas sim sobre cada conquista no ambiente escolar.
A presença em reuniões de pais e mestres é indiscutivelmente importante, até para que haja diálogos posteriormente, em casa. Mas esse não deve ser o único ponto de contato com a instituição.
É preciso ser presente e agente ativo para acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Em bilhete na agenda, um contato por e-mail e a utilização de outros recursos de comunicação que a escola disponibiliza são ferramentas que apoiam essa aproximação.
VEJA TAMBÉM:
- Dicas de como ajudar a diminuir a ansiedade na adolescência;
- Jogos e brincadeiras lúdicas para estimular o raciocínio lógico.
Converse abertamente sobre o seu desempenho
Seus filhos precisam se sentir ativos em relação ao seu desempenho, logo, busque ter conversas sobre seu desempenho, dificuldades e sucessos do ambiente escolar.
Desta forma, você pode entender como auxiliá-lo e o que pode fazer para que ele tenha um desempenho melhor, além de criar uma relação amigável e embasada em confiança, quesito fundamental que reflete até nas suas relações sociocomportamentais dentro da instituição de ensino.
Acompanhando jornada escolar de seus filhos
Agora que você sabe como os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos, aproveite para participar ativamente das diferentes fases escolares que podem ser difíceis para as crianças e jovens. Além de se tornar cada vez mais parceiro, você pode tornar esses processos um momento mais leve e menos conturbado.
Todas essas dicas são importantes, mas o principal é conseguir se comunicar de maneira clara e verdadeira com os filhos, assim, será mais fácil auxiliar e contornar situações estressantes para eles.
Quer receber mais dicas valiosas sobre a vida escolar e os desafios encontrados? Assine agora nossa Newsletter e fique por dentro do assunto para ajudar seus filhos!