Como é o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem?

mai 21, 2024

Como é o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem?

A tecnologia é uma grande aliada em diversas áreas da nossa vida: para conversar com amigos e familiares distantes, para trabalhar e também auxiliar no processo ensino aprendizagem.

Neste post, explicaremos como as escolas, principalmente o SESI, utilizam a tecnologia para aprimorar o processo educacional dos seus estudantes e, assim, oferecer uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades do novo mercado.

O que você verá neste post:

É possível utilizar a tecnologia no processo ensino aprendizagem?

Sim, a tecnologia pode ser utilizada de diferentes maneiras no processo educacional, tudo dependerá dos objetivos que a instituição de ensino tem em mente:

Coleta de dados

Essa ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para coletar dados dos estudantes e, dessa forma, entender as suas principais dificuldades relacionadas ao aprendizado ou problemas que a instituição enfrenta e, mais do que isso, orientar sobre a melhor forma de resolvê-los.

A coleta de dados é uma oportunidade de conhecer melhor os próprios alunos, seja de maneira coletiva ou individual. Esse conhecimento permitirá com que a instituição ofereça uma educação mais personalizada e efetiva.

Educação do corpo docente

Ela também pode ser usada para fins educacionais dos próprios professores, que poderão se atualizar sobre suas próprias áreas conhecendo novas maneiras de ensinar utilizando a tecnologia como aliada.

Afinal, é importante que o corpo docente tenha conhecimento e saiba como utilizar essa ferramenta corretamente no processo educacional das suas classes, para garantir a eficiência dessa estratégia.

Otimização da aprendizagem dos estudantes

Porém, o grande feito da tecnologia é o seu uso direto com os estudantes de maneira alinhada com técnicas que envolvem jogos e gamificação, por exemplo, pois os alunos e professores conseguem perceber melhorias no seu processo de aprendizagem.

Como a tecnologia é utilizada nas instituições de ensino da rede SESI?

Mas afinal, como a tecnologia é aplicada na prática? Para exemplificarmos isso, mostraremos algumas das iniciativas do SESI MG, uma das melhores escolas em Minas Gerais particulares, que aposta na tecnologia como uma maneira de otimizar o aprendizado dos estudantes.

O que é o SESI Tec?

O SESI Tec é uma iniciativa do SESI na qual a instituição investiu em diversas ferramentas tecnológicas como impressoras 3D, óculos de realidade aumentada, chromecast, entre outros aparelhos que serão utilizados para aprimorar o processo educacional dos alunos.

Dessa maneira, é possível trabalhar de maneira interdisciplinar habilidades socioemocionais, competências cognitivas e atuar no protagonismo do estudante em sala de aula.

Queremos não apenas que o estudante se envolva ativamente em seu próprio processo de aprendizagem, mas que ele consiga se divertir e aprender de maneira mais efetiva, conciliando esse estudo com seu cotidiano.

O que é o Minecraft for Education?

O SESI MG oferece uma educação focada na metodologia STEAM, que defende a integração de conceitos de arte com disciplinas das áreas de exatas, uma outra maneira de colocarmos em prática a utilização da tecnologia.

Dessa forma, investimos em uma parceria com a Microsoft para trazer à nossa instituição o Minecraft for Education, que utiliza os elementos gráficos do famoso jogo para propósitos educacionais.

A plataforma é oferecida para os alunos do Ensino Fundamental, permitindo com que eles assimilem os conteúdos pedagógicos por meio de uma aprendizagem lúdica e desenvolvam habilidades para a resolução de problemas, além de estimular a criatividade, tudo por meio de uma aprendizagem baseada em jogos educacionais.

Como funciona o ensino de robótica no SESI?

A robótica também se faz presente no ensino do SESI, que inclusive, realiza torneios de robótica, a Lego Education e a instituição norte-americana FIRST, por exemplo, auxiliam na criação de competições e no uso da tecnologia em aula.

São oferecidas aulas de robótica para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e, aos 10 anos, os alunos já começam a estudar sobre programação, motores e sensores. Ela é comumente aplicada nas disciplinas de matemática e física, porém, também é trabalhado o aprendizado interdisciplinar nos demais conteúdos.

O SESI acredita que o ensino da robótica permite com que os alunos desenvolvam habilidades que os preparam para o mundo do trabalho e para a vida. Eles aprendem a como trabalhar em equipe, pensar de maneira inovadora e a cooperar com colegas.

Resumindo: a tecnologia pode ser utilizada de diversas maneiras na área tecnológica como na coleta de dados, educação do corpo docente, otimização do aprendizado dos alunos, etc. No SESI, oferecemos alguns projetos que trabalham a tecnologia de maneira interdisciplinar e de variadas maneiras.

Assim, entendendo como é o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem e algumas das iniciativas do SESI visando unir ferramentas tecnológicas e educação, você conheceu um pouco mais sobre o nosso trabalho e como buscamos nos aperfeiçoar constantemente para oferecer o melhor ensino aos nossos estudantes.

É interessante que o ambiente escolar esteja adaptado para a utilização da tecnologia no processo de ensino, por isso, confira este outro post no qual mostramos o que avaliar nesse quesito.