Será que o modo de lecionar que estamos acostumados realmente traz efeitos positivos no processo de aprendizado dos alunos? Atualmente, muitas escolas estão investindo em mudar o modo como os professores dão suas aulas.
Como resultado, vemos as metodologias ativas de ensino ganhando cada vez mais espaço, mudando aquele cenário do professor na frente da classe falando e escrevendo no quadro ininterruptamente por 50 minutos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que você verá neste post:
O que é a metodologia ativa?
Qual a diferença entre as metodologias ativas e tradicional?
Como a metodologia ativa influencia o aprendizado dos alunos?
Como ela é aplicada nas escolas SESI?
A metodologia ativa afeta o desenvolvimento social dos alunos?
A metodologia ativa é uma estratégia educacional na qual o estudante se torna protagonista da própria vida escolar, enquanto o professor atua prestando suporte e orientação para esse aluno, mediando o processo de desenvolvimento do estudante.
Existem alguns tipos de metodologias ativas que podem ser utilizadas em classe, sendo uma delas a educação STEAM. Por meio dela, os estudantes desenvolvem habilidades e conhecimentos que os preparam para as complexidades do mundo adulto atual, por meio da elaboração de desafios e projetos em classe.
Os passos básicos da metodologia STEAM são, segundo o Portal da Indústria: (importante citar a fonte dessa definição).
A principal diferença entre as metodologias ativa e tradicional é o papel que o estudante exerce no processo. No modelo tradicional, o protagonista é o professor e os alunos apenas ouvem e fazem alguns poucos exercícios e provas para fixação do conteúdo.
Outra diferença perceptível é que a metodologia tradicional costuma se restringir ao conhecimento cognitivo e à demonstração de habilidades, enquanto que a metodologia ativa estimula a construção de estratégias por parte dos alunos para que os objetivos sejam alcançados.
Além disso, o modo como a aula é conduzida costuma ser diferenciado, visto que o modelo tradicional costuma focar apenas em aulas teóricas, enquanto o modelo ativo é uma metodologia aprendizagem baseada em projetos, por exemplo,, podendo utilizar inúmeros métodos que podem variar de custo e complexidade.
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Um dos benefícios que a metodologia ativa pode proporcionar aos estudantes é fazer com que eles se mostrem mais interessados no conteúdo, visto que as aulas não são mais tão monótonas e eles podem participar de maneira mais ativa no seu próprio processo de aprendizado.
Além disso, a metodologia ativa desenvolve nos alunos um senso de responsabilidade e pertencimento para com a instituição de ensino, fazendo com que ela dê mais valor a sua própria educação e colabore para o andamento das aulas.
Porém, uma das maiores vantagens de utilizar a metodologia ativa é que os professores podem ter mais controle sobre o processo educacional dos estudantes, entendendo se eles realmente estão aprendendo a matéria ou estão com alguma dificuldade.
As escolas em Minas Gerais particulares, em especial o SESI MG, já investem em metodologias ativas para utilizar o aprendizado dos alunos. Confira alguns dos nossos projetos voltados para esse fim:
O SESI conta com os chamados “Espaços Maker”, nos quais os estudantes têm acesso a diversos equipamentos e tecnologia, para criar ferramentas, objetos e soluções para problemas do cotidiano.
A metodologia STEAM, que falamos anteriormente, defende uma abordagem que integra os conhecimentos de todas as áreas educacionais e, dessa maneira, consegue preparar os alunos para os desafios do futuro e da vida.
Esse aprendizado interdisciplinar é feito por meio da realização de projetos, solução de problemas e construção de protótipos utilizando, principalmente, a robótica e a programação.
A Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia de resolução de problemas em que os estudantes precisam resolver conflitos e situações por meio de discussões em grupo e debates. Dessa forma, é possível trabalhar a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
Os alunos que estudam nas escolas que investem na metodologia ativa experienciam o melhor desenvolvimento social, visto que muitas das técnicas aplicadas requerem a interação com os outros estudantes, como a ABP.
Além disso, as próprias atividades que são propostas aos estudantes também requerem que eles tenham uma maior participação durante a aula e nas tarefas extracurriculares. Por isso, eles precisam interagir mais com o material didático, com os demais estudantes e, até mesmo, com os professores, para tirar dúvidas e receber orientações.
De maneira geral, o aluno tem a sua autonomia bem trabalhada, o que o ajuda a resolver situações da sua realidade, incluindo interagir e trabalhar em equipe com outras pessoas para atingir seus objetivos.
Resumindo: a metodologia ativa influencia o aprendizado dos alunos porque eles aprendem a ser independentes, de maneira a se tornarem protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Assim, entendendo melhor o que é e como a metodologia ativa influencia o aprendizado dos alunos, você pode investir em instituições de ensino que ofereçam esse novo e eficiente método de aprendizagem tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.