5 melhores maneiras para trabalhar a redação no Ensino Médio

mai 17, 2024

5 melhores maneiras para trabalhar a redação no Ensino Médio

A redação no Ensino Médio é uma das atividades que mais causa ansiedade nos estudantes. Ela é uma atividade muito importante, visto que ela pode ser decisiva para conseguir a tão sonhada vaga no Ensino Superior pela prova do Enem.

Neste post, explicaremos quais são as melhores maneiras para trabalhar a redação no Ensino Médio e, assim, obter um bom desempenho desse conteúdo em classe, além de garantir uma boa nota na prova.

O que você verá neste post:

Vamos lá?

Entenda quando acontece a prova de redação no ENEM

No Enem, a prova de redação acontecerá no primeiro dia, juntamente ao Caderno de Linguagens e Ciências Humanas estudada por todos os alunos, independentemente do itinerário formativo que escolherem.

Durante a prova, os participantes receberão o tema da redação, que comumente aborda um tema atual e relevante para a sociedade brasileira. Os estudantes deverão desenvolver um texto dissertativo-argumentativo contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pratique bastante a sua escrita de redação no Ensino Médio

Você já ouviu falar da frase "a prática leva à perfeição”? Essa é uma frase que deve ser levada a sério por quem quer saber como trabalhar redação no Ensino Médio. Isso porque, é preciso escrever com qualidade para conseguir fazer textos cada vez melhores.

Dessa maneira, após a correção de professores ou pessoas que tenham experiência com elaboração de redações, você conseguirá entender os pontos que precisa melhorar na sua escrita e, dessa forma, praticar as adequações até a hora da redação Enem.

Como praticar redação?

Aqui vai uma dica simples para praticar redação: confira os prováveis temas da redação deste ano e dos anos anteriores e escolha alguns para refazê-los. Assim, você já terá uma ideia dos assuntos que podem aparecer nas próximas edições além de treinar a sua escrita voltada para essa redação vestibular.

5 melhores maneiras para trabalhar a redação no Ensino Médio blog

Evite generalizações

Também é necessário prestar atenção em alguns detalhes mais técnicos na hora de escrever o seu texto. Essa é uma das principais dicas para evitar generalizações, pois você desconsiderará a parcela que não faz parte daquele assunto que está sendo tratado.

Por exemplo: escrever "todo mundo gosta de pizza”, não é certo, já que existem diversas pessoas que não gostam desse alimento. Busque ser o mais específico possível em sua redação.

Como evitar as generalizações?

Para evitar generalizações, você poderá usar dados a seu favor: em vez de afirmar que todo mundo gosta de pizza, busque algum dado que mostra uma porcentagem exata de pessoas que apreciam esse alimento. Dessa forma, você traz informações que oferecem veracidade ao seu texto.

Leia outras redações

Além de escrever bastante, também vale a pena ler redações de outras pessoas, principalmente daquelas que têm uma pontuação alta ou até mesmo entenderam como tirar nota mil em uma redação.

No próprio site do MEC - Ministério da Educação, é possível encontrar diversas redações que tiveram a nota máxima. Caso você conheça alguém que tenha conseguido esse feito, vale a pena pedir uma cópia da redação feita ou até mesmo algumas dicas para também se dar bem.

O que prestar atenção nas outras redações?

É importante que você preste atenção nas outras redações em como as dicas e estratégias que você aprendeu teoricamente estão sendo aplicadas na prática, além de conferir alguns passos que você também poderá seguir para conseguir a mesma nota.

Fuja da redundância

Outra coisa que deve ser evitada em seu texto é a redundância, ou seja, repetir o mesmo argumento ou informação várias vezes ao longo da redação. Busque defender a sua dissertação da maneira mais direta possível.

Seguindo a mesma linha, o pleonasmo também deve ser evitado, como o “entrar para dentro”, o "gritar alto", a "hemorragia de sangue", entre outros. Um texto com pleonasmo pode ser julgado como gramaticalmente pobre.

Como evitar ser redundante na redação?

Para evitar ser redundante em seus textos, evite repetir a mesma informação mais de uma vez, mesmo que de maneiras diferentes. Além disso, pesquise sobre alguns tipos de pleonasmo comuns e procure evitá-los nas suas redações.

Leia Constantemente

Além de ler outras redações, também é interessante que você dedique um tempo para ler outros conteúdos,  como livros (nacionais e internacionais), notícias, pesquisas e outros materiais que possam lhe servir de base para validar a sua argumentação ao longo da redação.

Ao ler conteúdos sobre temas atuais você adquirirá conhecimento sobre esses assuntos, bem como ter acesso a diferentes pontos de vista. Dessa forma, você desenvolverá o seu senso crítico e a sua capacidade de análise.

Resumindo:

Para fixar na sua mente, vamos rever as dicas das melhores maneiras para trabalhar a redação no Ensino Médio: pratique bastante, evite generalizações, leia outras redações, bem como outros conteúdos, e fuja da redundância!

E então? Já está pronto para colocar em prática as melhores maneiras para trabalhar redação no Ensino Médio? Recomendamos que você faça, pelo menos, uma redação por semana para conseguir um bom desempenho na prova.

Que tal já colocar em prática? Leia este outro post em nosso blog no qual explicamos as "principais mudanças que ocorreram no novo Ensino Médio!"