Blog SESI MG

As 5 dicas para avaliar o ambiente escolar do seu filho

Escrito por SESI MG | 21/03/2024 19:06:19

Você já visitou a escola do seu filho? Analisar o ambiente escolar em que os alunos passam grande parte do tempo é algo que deve ser feito pelos pais, bem como pelas próprias instituições de ensino.

 

Neste post, explicaremos como avaliar o ambiente escolar do seu filho, pontuando os principais fatores que você precisa se atentar para garantir que a escola tem a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade para o seu filho.

 

O que será abordado neste post:

 

Avalie se é um ambiente escolar aconchegante;

Como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta?

Analise a organização da entrada e saída de pessoas;

Como descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola?

Veja se se o ambiente estimula a criatividade e habilidades dos estudantes;

Por que uma boa instituição deve investir em tecnologia?

Verifique o estado das salas de aulas;

Como analisar a higiene da escola?

Identifique a presença de ferramentas tecnológicas;

Como questionar sobre como a tecnologia é aplicada na educação?

 

Aproveite a leitura!

 

Avalie se é um ambiente escolar aconchegante


Uma boa escola é capaz de transmitir uma sensação de aconchego aos seus estudantes, visto que isso auxilia na concentração e na criatividade, que são ferramentas necessárias para os estudos.

 

Busque avaliar se cada ambiente de aprendizagem foi pensado conforme a faixa etária dos alunos que frequentam aquele espaço. Afinal, desde as cores das paredes até os equipamentos disponibilizados farão toda a diferença em seu processo educacional.

 

Como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta?

Para entender como descobrir se o ambiente está adaptado para quem o frequenta, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: crianças mais novas devem estudar em ambientes coloridos com muitas atividades lúdicas, jogos e estímulos para que a todo momento elas possam desenvolver diversas habilidades.

 

Ao mesmo tempo, levar essa proposta para salas de aula ou ambientes de estudantes mais velhos não é uma boa ideia já que o excesso de estimulação visual poderia atrapalhar a sua concentração.

 

Analise a organização da entrada e saída de pessoas


Os ambientes da escola também devem promover segurança aos estudantes. Para que os pais possam avaliar isso, é fundamental que eles analisem como funciona o processo de entrada e saída da escola.

 

Observe como se dá o fluxo de pessoas nos horários de entrada e saída da instituição, analisando se os portões contam com espaço suficiente para acomodar a todos durante esse processo.

 

Questione como se dá o acesso de terceiros - prestadores de serviços, visitantes e etc, também!

Como descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola?

Para descobrir quem se responsabiliza pela segurança da escola, é preciso perguntar à direção se existem porteiros, seguranças, ou outros profissionais responsáveis pela segurança dos alunos nestas áreas da escola. Assim, eles terão apoio caso algum problema aconteça.

 

Apesar de não ser obrigatório, é interessante que as instituições de ensino também contem com estacionamentos ou espaços nos quais os pais possam esperar seus filhos entrarem e saírem da escola com segurança. Conheça como esse fluxo acontece.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Veja se se o ambiente estimula a criatividade e habilidades dos estudantes


Além de segura, a escola também precisa ser estimulante. Ter ambientes com diversos elementos visuais, como pinturas temáticas ou imagens, bem como outras ferramentas, fazem com que o estudante tenha diversas habilidades estimuladas, bem como instiga à criatividade.

 

Avalie se a instituição de ensino aposta no aprendizado interativo, ou seja, permite com que o estudante seja protagonista do seu próprio processo educacional. Dessa maneira, ele adquire autonomia e flexibilidade, além de conseguir fixar melhor o conteúdo na mente.

 

Por que uma boa instituição deve investir em tecnologia?

Porque uma instituição que investe em tecnologia é uma grande aliada da estimulação de estudantes ao aprendizado, quanto pelo próprio aprendizado interativo. Uma boa instituição é aquela que investe em meios digitais para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes.

 

O SESI investe constantemente em novas ferramentas e equipamentos que permitem ao estudante aprender de maneira mais rápida, efetiva e divertida. Além disso, a familiaridade é uma habilidade requerida em diversas áreas profissionais.

 

Verifique o estado das salas de aulas


É claro que o espaço mais interessante de uma escola não poderia ser esquecido: o ambiente de sala de aula. É importante que elas sejam organizadas e tenham espaço para comportar todos os estudantes.

 

É necessário que elas sejam desafiadoras e ofereçam a oportunidade de promover experiências de aprendizagem que efetivamente contribuam para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais dos alunos.

 

Como analisar a higiene da escola?

A higiene do local também  deve ser levado em conta: para analisar a higiene da escola, é preciso verificar se os ambientes estão limpos, confortáveis e bem arejados. Se o estudante não estiver se sentindo bem em sala de aula, muito provavelmente ele terá dificuldade em se concentrar na aula.

 

Ambientes nos quais o conteúdo é ministrado de maneira mais prática também contam, como laboratórios, quadra, salas de música, entre outros espaços dedicados a matérias específicas.

 

Identifique a presença de ferramentas tecnológicas


Cada vez mais vemos a tecnologia presente nas instituições de ensino, e não é para menos, já que ela oferece uma expansão de possibilidades para professores e alunos melhorarem o processo educacional.

 

É interessante que seja possível encontrar computadores, projetores, e outros equipamentos no ambiente escolar na educação infantil, pois são utilizados para otimizar e modernizar a educação.

 

 

 

Como questionar sobre como a tecnologia é aplicada na educação?

Porém, é importante que a tecnologia não esteja restrita apenas a equipamentos físicos, por isso é importante questionar sobre como a tecnologia é aplicada na educação também por meio de ferramentas, e como esses itens estão sendo utilizados no processo de aprendizagem.

 

Atualmente, já existem diversos aplicativos e programas de computador que permitem aos professores oferecerem uma nova experiência aos estudantes, fazendo com que eles se sintam mais familiarizados e concentrados nos assuntos e matérias que estão sendo ofertados.

 

Em resumo: Para avaliar o ambiente escolar do seu filho, é preciso conferir se o ambiente escolar é aconchegante, analisar a organização da entrada e saída dos alunos, averiguar se a escola estimula a criatividade, se as salas estão em boas condições e se a instituição oferece ferramentas tecnológicas aos estudantes. 

 

Dessa forma, colocando em prática essas dicas para avaliar o ambiente escolar do seu filho, você conseguirá escolher aquela instituição que oferece a melhor infraestrutura e melhores condições para que seu estudante tenha uma educação de qualidade.


Instituições que promovem um bom ambiente escolar investem em ferramentas tecnológicas, por isso, conheça o Minecraft for Education, projeto oferecido aos estudantes das escolas em Minas Gerais particulares da rede SESI em parceria com a Microsoft.